Cosmopolita

destaque
EstiloTecno
19 de maio de 2017
destaque
Integração de ambientes e revestimentos mais sofisticados renovam apartamento
12 de junho de 2017

Cosmopolita

Dinâmica e viajada, Ana Maria Vieira Santos traça um estilo próprio que se sobressai ao lugar comum da atualidade

 

anamaria3

Paredes revestidas de madeira, couro e tapete aconchegante reforça a preocupação de Ana Maria em transmitir conforto aos usuários.

 

Ter uma brecha para falar com ela não é fácil – com uma rotina atarefada, agenda lotada e viagens constantes para Nova York (quase sua segunda casa) –, a designer Ana Maria Vieira Santos nunca para em um lugar só! Dona de uma personalidade enérgica e muito intensa, ela firmou-se no ramo de arquitetura e decoração com um estilo único e bastante atemporal – marcante, assim como seu jeito de viver.

Mineira de nascimento, Ana Maria formou-se pela Universidade Mineira de Artes e, desde pequena, é apaixonada por tudo o que é belo. Suas estantes são povoadas com livros de arte, fotografia, desenho e arquitetura, que compõem sua vasta bagagem cultural adquirida durante os anos. Sobre a idade, não gosta de falar – diz apenas trabalhar há muito tempo! –, mas é notório como seu trabalho foi aprimorado com a experiência. A frente de seu próprio escritório, Ana relembra com carinho seu primeiro projeto, que se tratava da decoração de seu próprio apartamento. Hoje, as ideias de sua prancheta ultrapassam as fronteiras do país, chegando aos Estados Unidos e países da América do Sul como o Paraguai.

“Procuro saber o gosto do cliente e sua dinâmica familiar”, a profissional explica como é o primeiro contato com seus clientes. Para ela, a transparência é fundamental, assim ela garante projetos que, além de estéticos, são funcionais. E para cada detalhe ficar em seu lugar, a profissional costuma supervisionar pessoalmente todos os seus trabalhos.

 

Ambientes altos e iluminados agradam a designer que
costuma usar materiais naturais em seus projetos

anamaria11

Com vasta bagagem cultural, a designer Ana Maria Vieira Santos destaca-se por seus projetos atemporais.

 

Adepta de traços limpos mas com personalidade, Ana valoriza os materiais naturais, como madeira e pedra, os tons neutros que brilham, abrindo espaço para intervenções de design. Seus projetos costumam exibri pés-direitos amplos – algo que, além da imponência arquitetônica, propicia espaços frescos e agradáveis, e que, complementados por grandes esquadrias envidraçadas, são fartos de luz solar.

O diálogo entre interior e exterior, sempre presente em suas propostas, resulta em casas integradas a jardins exuberantes e espelhos d’água, evidenciando sua teoria de que natureza e bem-estar são sinônimos.

 

anamaria2

Com toques orientais, o pé-direito deste living é marcado pelas cortinas teto-chão e a estrutura tramada que recobre a parede. Plantas e móveis de madeira levam toques naturais ao espaço.

 

anamaria4

Neste canto, a chaise-longue é iluminada pela abertura zenital. O piso do nível acima funciona como um aparador para as plantas.

 

Nesta cobertura dúplex na Vila Nova Conceição, concedida em primeira mão para a revista DECORAR, o destaque fica por conta do equilíbrio entre simplicidade e sofisticação revelado por ambientes integrados. Aberturas zenitais e espaços duplos levam luz natural para o social.

Aqui, vê-se o contraste entre a madeira e materiais frios como cimentícios e pedras. Com uma área gourmet de cair o queixo, o apartamento é um local apropriado para encontros e diversão.

 

anamaria5

Ao lado da piscina, esta pequena mesa para carteados ou pequenas refeições.

 

anamaria6

A cozinha goumet integrada à área de lazer é o coração do dúplex: acomoda diversas pessoas e ainda dispõe de farta área de trabalho.

 

Perfil Ana Maria Vieira Santos

“O maior desafio de um arquiteto é projetar espaços como hospitais, prédios e hotéis”

anamaria7

Sua assinatura é única e revela um senso apurado. Seus projetos são elegantes e sofisticados.

 

Naturalidade: mineira
Formação: artes
Onde: Minas Gerais
Mostras que participou: Casa Cor e Mostra Black
Estilo: não tenho estilo especifico, sigo o meu
Cores: prefiro as neutras
Materiais: todos, especialmente os naturais
Referências que pautam seus projetos: minhas viagens
Morar bem é: viver em uma boa localização, uma casa bem projetada, aconchegante e que supre todas as suas necessidades
Bom design é: um bom desenho
Luxo é: ter tudo, sem pensar na economia
Um mobiliário: depende do cliente
Uma obra de arte: meu projeto
Um revestimento: vários, principalmente de pedra e madeira
Uma cidade: Londres
Artistas plásticos: Daniel Senise, Picasso e Miró
Arquitetos: Barragan, Tadao Ando e Jean Nouvel
Coleções: antiguidade e arte
Como relaxa: curtindo o jardim ou um banho de imersão
Máxima: prefiro a verdade nua e crua a uma mentira camuflada
A arte de decorar: apostar nos efeitos especiais
Marca registrada: luz natural

 

 

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Phoética Ateliê Fotográfico e Levi Mendes Jr
Matéria Publicada em Revista Decorar 115

 

Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!