Contemporâneo

Guia de compras Tecidos
3 de abril de 2017
Para Ficar
10 de abril de 2017

Por Marcela Millan

 

Beleza em preto e branco

Projeto contemporâneo de Shenia Nogueira preza pela integração e elegância.

 

 

Poder curtir a casa e degustar bons vinhos, vivenciando a gastronomia com os amigos, era um desejo desse casal com filhas jovens que adquiriu um apartamento novo, de 330 m². Para adequá-lo aos seus desejos incumbiram a arquiteta Shenia Nogueira que executou o projeto ainda na planta, pensando em áreas que atendessem essa vida social ativa da família. A ideia era ter um espaço bastante prático e funcional, com mobiliário de boa qualidade e revestimentos finos. “Materiais com base neutra, indo do branco e preto e passando pelos tons de cinza, foi a pedida. Painéis de madeira foram utilizados para dar mais aconchego”, destaca a arquiteta.

 

O projeto conta com revestimentos nobres e a elegância do preto e branco

projeto1

O jogo do clássico preto e branco dá personalidade ao apartamento com interiores idealizados por Shenia Nogueira. No estar, cortinas Luminette automatizadas (Wallcovering) para controlar a entrada de luz natural. Elegante, o mobiliário com traços sóbrios e revestidos em linho e veludo são da Artefacto.

 

projeto2

O home theater, integrado ao living, mas fica confortavelmente recluso entre as paredes de canto. É delimitado pela disposição do sofá e poltrona (Art) e pelo tapete (Avanti). Ao centro, mesa de vidro com pufes embutidos (Artefacto). O painel de madeira retro iluminado foi feito em marcenaria (JSA) e também traz aconchego.

 

De traços bastante contemporâneos, Shenia buscou inspiração para o design em viagens e mostras. Para ampliar os ambientes, optou por demolir a parede que dividia o living e o home theater, unificando-os em um único espaço. O mesmo aconteceu com a cozinha e sala de jantar, tudo para ter uma sala ampla e arejada. Nesses espaços, o piso recebeu mármore branco piguês, bastante prático e durável, que estampou elegância e nobreza.

Na área de serviço, o granito preto foi o escolhido. As paredes foram revestidas em papel e dividem espaço com painéis de madeira, para dar aconchego. “Também escolhi pastilhas de vidro nos banheiros e detalhe na cozinha, pela modernidade e praticidade de manutenção”.

Nas áreas intimas, por sua vez, tacos de cumaru, mais acolhedor e quente, substituíram o piso piso especificado pela construtora. E é no quarto do casal que  se encontra a solução que Shenia coloca como destaque. “Reformulei todo o banheiro da suíte máster, onde a estratégia foi colocar uma banheira entre dois banheiros”, explica. Assim, a banheira é responsável por dividir os dois espaços, mas ainda permite que eles sejam usados simultaneamente.

Conferindo conforto e praticidade, a proposta previu automação total da área social, do áudio ambiente a iluminação em cenas e acionamento das persianas. O luminotécnico, por sua vez, foi feito com recortes em forro de gesso, com iluminação indireta em lâmpadas tuboled. “Elas se complementam com peças embutidas de dicroicas, pontuando e destacando móveis e adornos. Juntamente com a automação, é possível ter uma iluminação aconchegante quando necessário e forte, se assim desejarem”, finaliza.

 

“Para este projeto, busquei praticidade no dia a dia, com mobiliário funcional e de boa qualidade”

 

projeto3

No jantar, mesa em vidro (Artefacto) e cadeiras de madeira e couro, revestidas em seda. O luxuoso lustre é da Lustre Scatto. À direita, atente-se para o bar com adega, feito em laca preta (JSA).

 

projeto4

Para refeições rápidas e convívio familiar, foi prevista na cozinha uma ilha central com bancada de granito preto rodeada de banquetas (Kartell). Aqui, além das cores o décor brinca com as texturas: na base mescla de pastilhas (Vidrotil). A marcenaria ficou por conta da Ornare, com armários e espaços para receber os eletrodomésticos.

 

projeto5

Na suíte das filhas, os tons são bastante claros e femininos. A estante em marcenaria (JSA) organiza os livros e objetos decorativos. Ainda foi prevista uma mesa para estudos.

 

Imagens Ines Antich