Centro Cultural Porto Seguro

Mostra Artefacto
10 de julho de 2017
DESTAQUE
Projeto recupera estrutura, reaproveita materiais e configura layout moderno à casa dos anos 1950
18 de julho de 2017

Por Marcela Millan

 

Convite à cultura

Assimétrica e com grandes rampas, a construção do Centro Cultural Porto Seguro combina a força do concreto, com o aconchego da madeira e a delicadeza do vidro.

 

centro1

 

O Campos Elíseos já foi sinônimo de opulência, conhecido nos anos 40 como o bairro da elite paulista. Nele encontrava-se a sede do Governo do Estado e importantes estações de trem, que movimentavam a cidade. Dessa época restaram casarões abandonados que ficaram deteriorados durante o processo de desenvolvimento da capital. Para revitalizar essa região, a Porto Seguro lançou mão de um projeto cultural, que abrange diversas expressões artísticas. Trata-se do Espaço Cultural Porto Seguro, concebido pelos arquitetos Yuri Vitale Miguel Muralha, do escritório São Paulo Arquitetura.

 

São 3.800 m² de área para uso misto, que abriga exposições, cursos, feiras, simpósios e festivais.“A diversidade da espacialidade dos espaços internos foi pensada para conferir grande flexibilidade de uso, o que possibilita diversos arranjos de curadoria e escalas de exposições”, explica a dupla.

 

centro2

 

A estrutura tem fachada arrojada de concreto, com forma bastante assimétrica – brinca com dobraduras que remetem a um grande origami, além de espaçosas entradas para acolher o público.“As dobras orientam o percurso e aguçam a curiosidade de descobrir o novo espaço”, indicam. Um elemento escultural de madeira e cobogós quebram a frieza do concreto da fachada, enquanto na área internaas dobras de concreto dividem espaço com o vidro e madeira.

 

O complexo – com sistema construtivo de concreto armado – é dividido em áreas de apoio e espaços expositivos, em dois blocos diferentes conectados por uma passarela de vidro, convidando a se deliciar com o espaço e seu entorno.

 

centro3

 

Imagens Fabio Hargesheimer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *