Por Marcela Millan

 

Leveza autoral

Há 26 anos no mercado, Adriana Di Garcia abusa de revestimentos nobres e peças de design em seus projetos, bastante funcionais.

 

Responder desde pequena se já sabia onde gostaria de trabalhar parece uma pergunta engraçada para a designer de interiores Adriana Di Garcia. É que jovenzinha, ainda aos 14 anos, em 1990, ela já havia ingressado na Escola Panamericana de Artes, incentivada por uma amiga. “Aos 17 anos já era sócia em meu primeiro escritório e, em pouco tempo, atuava individualmente, dentro e fora de São Paulo”, revela a profissional.

Já há 26 anos no mercado, Adriana tem um trabalho muito preocupado com o conforto aliado à estética e atua tanto em projetos residenciais quanto coorporativos e comerciais. Dedicada e centrada, ela gosta de entender muito bem o cliente antes de começar um projeto. “Preciso saber todas as suas necessidades, gostos e preferências. Para isso, geralmente é realizado um briefing, sem nenhum custo”, adiciona, afirmando que esse é um ofício que exige muita honestidade e confiança. Sobre seu trabalho, é comprometida com prazos e gosta de acompanhar de perto todos os detalhes de finalizações. “Vejo desde a escolha de tapetes, objetos de decoração, acessórios de banheiro e cozinha, paisagismo. Gosto de entregar um lugar realmente pronto para morar”.

Atualmente a designer conta com 16 colaboradores em seu escritório e já soma uma série de prêmios que reconhecem seu estilo forte e contemporâneo – dentre eles, sete edições do Prêmio Decorar. Sobre seus gostos pessoais, a profissional diz abusar de tons neutros, para deixar o protagonismo por conta de peças de design cuidadosamente escolhidas. “Também gosto de trabalhar com Corian, couro, camurça, papel de parede e pastilhas”, comenta. E nessa correria, em que Adriana sempre está em busca de inovações e soluções criativas, é imprescindível dedicar tempo para a família. “Amo estar com meus filhos”, sorri.

 

Design_interiores1

Peças de design não ficam de fora de seus projetos, caso dessa releitura da cadeira de balanço curva, feita por Oscar Niemeyer na década de 1970.

Um bom exemplo de um trabalho autoral de Adriana é este projeto, localizado no Tatuapé, com 265 m². O casal de proprietários – um empresário e uma administradora – tem três filhas adultas e uma neta. Adoram viajar e receber amigos em casa. Desejavam um espaço que proporcionasse qualidade de vida, com ambientes que integrassem diversas funções. “A sala uniu um espaço gourmet à sala de jantar e a cozinha. Utilizei cores sóbrias com algumas tonalidades marcantes nos adornos e tecidos, além da madeira para aconchego e iluminação diferenciada”, revela a designer.  O apartamento ainda contava com uma generosa varanda, com janela que proporciona uma bela vista da cidade.

 

 

 

 

 

 

Design_interiores2

A área social integra varanda e living que conversam por meio da porta de correr e de sutis contrastes. Plena de luz natural, tem as aberturas protegidas por persianas rolôs (Wall Covering) que garantem claridade e conforto térmico.

 

Design_interiores3

Toda envidraçada (Vão Livre), a área externa é o lugar predileto para se relaxar e apreciar a vista. O mobiliário de fibra (V Mobili), traz um ar oriental. Os vasos e paisagismo ficaram por conta da Adri Flores.

 

Design_interiores4ab

Bastante arejado, o estar/home theater destaca-se pelo volume de marcenaria e vidro que abriga os equipamentos e o projeto de iluminação (Empório Luz ) com rasgos de iluminação no forro de gesso intercalados com lâmpadas embutidas e pontos de fibra ótica. O mobiliário é da V Mobili.

 

Design_interiores5

Sobre a mesa de jantar envidraçada (V Mobili), o sofisticado pendente de cristal (Spazyo) rouba a cena. Refletindo a ampla vista do lazer, o espelho na parede amplia o ambiente.

 

Design_interiores67

Na cozinha, destaque para o painel com imagem de temperos (CapoVilla Digital) que trazem cor e personalidade. O espaço foi pensado para ser funcional e contou com mesa para refeições rápidas. O jogo sofisticado de revestimentos e texturas: amadeirado, ladrilho hidráulico e o toque elegante do dourado. Armários da Florense.

 

Design_interiores9

Executado em marcenaria laqueada (Florense), o quarto também abusa dos espelhos, para dar amplitude.

 

Design_interiores10

A designer firmou-se no mercado por seu estilo moderno contemporâneo, como este lavabo que chama atenção pelo painel vasado e iluminado.

 

PERFIL

“O desafio do arquiteto é sempre buscar inovação nos projetos, ter criatividade”

Adriana Di Garcia, designer de interiores

 

Naturalidade: São Paulo (SP)

Formação: design de interiores, na Escola Panamericana de Arte e Design (1990)

Tempo de atividade: 26 anos

Áreas de atuação: design de interiores

Regiões onde se localiza a maior parte de seus projetos: São Paulo, capital
Número de colaboradores no escritório:  16
Mostras que participou: Mostra Artefacto, Mostra MMORAR

Prêmios:  Prêmio  Decorar (de 2009 até 2015), Pool Design (de 2010 até 2015) e Talent Hunter Douglas 2012

Estilo: moderno e contemporâneo
Cores: tons neutros
Morar bem é: priorizar a qualidade de vida

Bom design é: limpo e imponente, não apenas funcional como também bonito

Luxo é: conseguir realizar o sonho do cliente

O cliente ideal é:  aquele que confia no meu trabalho, na capacidade de criação, técnica e honestidade, e é participante.

Referências que pautam seus projetos: leveza e a exclusividade

Quatro características que definem seu estilo: sofisticado, inovador, moderno  e funcional

Um mobiliário: cadeira Red Blue, do designer Gerrit Rietveld

Uma obra de arte: obras do Artista Manabu Mabe

Um revestimento: superfícies em Corian

Uma obra de arquitetura: Ópera de Sidney , projeto do arquiteto Jørn Utzon. A Ópera foi inaugurada em 1973 e tem desenho ainda muito contemporâneo

Um ícone de São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (MASP) projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi

 

Fotos Alê Rodrigues

 

 

Revista Decorar

Autor: Revista Decorar

Compartilhe

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *