Design com foco no equilíbrio

Barra Funda
28 de março de 2014
Elegância em cada detalhe
12 de abril de 2014

Design com foco no equilíbrio

A harmonia entre móveis e objetos contemporâneos marca projeto de interiores do apartamento com 180 m2

O destaque deste apartamento em Nova Petrópolis está no conforto do mobiliário, na interação dos espaços e na marcenaria, idealizados pelo arquiteto Marcos Contrera. Sobre o fundo neutro, Contrera aplicou com maestria estampas, cores e obras de arte levando jovialidade aos ambientes. Entre outras exigências dos clientes, uma família composta por casal e duas filhas, “estava o predomínio de tons como o cinza, o bege e o branco, com uma ou outra pincelada de cor mais forte em alguns móveis e objetos”, lembra o arquiteto.

O living integra estar/home theater e jantar, facilitando o convívio, principal demanda da família. Os módulos laqueados de branco abraçam o sofá e dividem a área social, compondo com o aparador azul. Esses móveis e as almofadas levam grafismo ao espaço com leves nuances clássicas, impressas no pé da mesa de jantar estilizado e nos objetos.

Como os revestimentos previstos pela construtora não agradaram aos clientes, eles foram substituídos de acordo com o projeto de interiores. Então, pisos e paredes receberam materiais mais apropriados. Em busca de mais claridade, Contrera optou por porcelanato marfim nos pisos e nas superfícies com pintura branca e cinza, pontuadas por acabamentos estampados e texturizados. A intenção, segundo o profissional, foi criar uma composição atual, porém desprendida de modismos.

A marcenaria também foi uma grande aliada em outras áreas da morada, onde o arquiteto rompeu com a monotonia do branco por meio de nichos coloridos. Na cozinha, por exemplo, a pedido da moradora, em vez de balcões com gavetas, segmentados por prateleiras, o arquiteto desenhou um móvel único para acompanhar o desenho da planta. Para completar, alguns vãos são coloridos e servem para acomodar eletrodomésticos e objetos.

Já na varanda, o mobiliário amadeirado e o tapete cerâmico remetem ao desenho dos ladrilhos hidráulicos criando contraste com os tons de base. Quando as portas de correr são abertas, o espaço vira uma extensão do living, “tornando-se a predileção do casal, que já promoveu inúmeros eventos festivos no ambiente”, conta Contrera. Para aumentar a sensação de conforto e possibilitar o uso em qualquer ocasião, a área pode ser fechada por vidro e persianas que garantem maior privacidade.

Por fim, o apartamento composto por três suítes, além do lavabo, living, cozinha e varanda gourmet, transformou-se em um conjunto harmonioso sob a batuta de um profissional. E os clientes ficaram satisfeitos com a decoração tão acertada.

Sofá cinza (A Especialista)

Sofá bege (A Especialista)

 

Dispostos de maneira simétrica, os sofás (A Especialista) promovem um contraste harmonioso entre as cores bege e cinza, escolhidas pelo casal, que adora tal combinação. Já a cortina, que se estende até a lareira, foi confeccionada sob medida pela Beare. Para complementar, um aparador laqueado acomoda peças de arte do acervo dos proprietários.

 

 

Living é amplo e iluminado

 

Bem iluminado e amplo, o living revela a intenção de equilíbrio entre móveis contemporâneos e acabamentos requintados como o porcelanato do piso e o papel de parede com arabescos (importado) aplicado sobre a superfície principal do jantar. Aqui, um nicho-aparador delimita o estar/home theater e compõe com a estante colorida.

 

 

Lareira da Bella Telha com revestimento em relevo

No lavabo, a bancada de pedra (Costaneira Mármores) se harmoniza com a parede.

Na passagem para a área íntima, o branco predominante é destacado pelo espelho veneziano e pelos objetos

 

O estar também tem a função de home theater e de sala de lareira graças ao painel executado pela Arte em Móveis e à lareira da Bella Telha com revestimento em relevo. No lavabo, a bancada de pedra (Costaneira Mármores) se harmoniza com a parede. E na passagem para a área íntima o branco predominante é destacado pelo espelho veneziano e pelos objetos.

 

Os vãos acomodam livros e objetos

 

Os nichos também foram pensados para apoiar eletrodomésticos

 

No escritório e na cozinha, nichos coloridos ressaltam-se no corpo do móvel branco, executado pela Arte em Marcenaria. No primeiro ambiente, os vãos acomodam livros e objetos, e combinam com o tapete da Punto e Filo. No segundo, os nichos também foram pensados para apoiar eletrodomésticos.

 

A varanda tem uma generosa mesa de jantar acoplada à bancada

Os florais do estofado ornam ao tapete cerâmico com estampa de ladrilho hidráulico

A varanda é uma extensão do living e tem uma generosa mesa de jantar acoplada à bancada. Ali, os florais do estofado ornam ao tapete cerâmico com estampa de ladrilho hidráulico.

 Matéria publicada na edição 84.